Projeto Pedagógico

Projeto Pedagógico do Curso de Ciência da Computação – Currículo 2007

Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação 2007

 

O currículo do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação é composto por um conjunto de disciplinas obrigatórias e optativas. As disciplinas obrigatórias têm por objetivo o fornecimento de uma boa formação Científica/Tecnológica geral na área de informática. Já as disciplinas optativas, das quais o aluno deve cursar uma determinada carga horária, visam o fornecimento de um conhecimento mais específico em uma determinada sub-área. As disciplinas optativas são divididas em três ênfases: Software Aplicativo, Software Básico e Arquitetura de Computadores. Como o aluno deve cursar as optativas de uma determinada ênfase, tem-se um profissional com formação Científica/Tecnológica geral em Ciência da Computação, especializado em Software Básico ou especializado em Software Aplicativo ou especializado em Arquitetura de Computadores.

As Diretrizes Curriculares para os Curso de Ciência da Computação definem que a formação acadêmica do Bacharel em Ciência da Computação deve ser sólida em conteúdos técnicos e tecnológicos além das seguintes competências nas áreas humanísticas a saber:

Art. 4º Os cursos de bacharelado e de licenciatura da área de Computação devem assegurar a formação de profissionais dotados:

I – de conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas;
II – da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade;
III – de visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área;
(…)
VIII – da capacidade de atuar em um mundo de trabalho globalizado.

§ 1º Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, espera-se que os egressos dos cursos de bacharelado
em Ciência da Computação:

I – possuam sólida formação em Ciência da Computação e Matemática que os capacitem a construir aplicativos de propósito geral, ferramentas e infraestrutura de software de sistemas de
computação e de sistemas embarcados, gerar conhecimento científico e inovação e que os incentivem a estender suas competências à medida que a área se desenvolve;
II – adquiram visão global e interdisciplinar de sistemas e entendam que esta visão transcende os detalhes de implementação dos vários componentes e os conhecimentos dos domínios de
aplicação;
III – conheçam a estrutura dos sistemas de computação e os processos envolvidos na sua construção e análise;
IV – dominem os fundamentos teóricos da área de Computação e como eles influenciam a prática profissional;
V – sejam capazes de agir de forma reflexiva na construção de sistemas de computação, compreendendo o seu impacto direto ou indireto sobre as pessoas e a sociedade;
VI – sejam capazes de criar soluções, individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios de conhecimento e de aplicação;
VII – reconheçam o caráter fundamental da inovação e da criatividade e compreendam as perspectivas de negócios e oportunidades relevantes

 

Assim, com base nas diretrizes acima mencionadas a Coordenadoria e o Colegiado do Curso recomenda aos estudantes que cursem alguma das disciplinas listadas a seguir como disciplinas  extracurriculares. Dessa forma, garantirão uma formação profissional mais abrangente, atendendo melhor as Diretrizes Curriculares considerando que carga horária extracurricular pode  totalizar até 348 horas-aula. Segue a lista de disciplinas oferecidas pela UFSC e sugeridas para desenvolvimento das habilidades humanísticas e psicossociais importantes para a formação profissional completa:

LSB 7244 – Língua Brasileira de Sinais – 72h-a

Ementa: Prática de conversação em Libras habilitando o aluno a se comunicar nível básico. Mitos e Crenças relacionadas à Língua Brasileira de Sinais (Libras) e aos Surdos. Noções sobre os  estudos linguísticos das línguas de sinais em diferentes níveis da descrição linguística. Conceitos básicos da Língua Brasileira de Sinais como iconicidade e arbitrariedade e aspectos culturais e históricos específicos da comunidade surda brasileira. Educação de surdos, papéis dos professores e de intérpretes de libras-português em uma perspectiva inclusiva. Atividades de prática como componente curricular aplicadas à comunicação em Libras.

 

PSI 7306 – Políticas Públicas, Direitos Humanos e Práticas Psicossociais – 72 h-a

Ementa: A atuação do psicólogo na interface das políticas públicas e dos direitos humanos.

 

ANT 7003 – Relações Inter-étnicas – 72 h-a

Ementa: Grupos étnicos. Processos socioculturais de construção de identidade étnicas. Particularidades históricas e processos de diferenciação. Etnicidades e questões raciais, acomodações e conflitos. Sociedades pluri-étnicas, cultura e política.

 

ECZ 5102 – Conservação dos Recursos Naturais – 36 h-a

Ementa: Estrutura, funcionamento e dinâmica de ecossistemas. Efeitos da ação antrópica sobre os ecossistemas. Legislação e conservação dos recursos naturais.

 

HST 7202 – História da África – 72h-a

Ementa: Estudo das diferentes estruturas sociopolíticas da África entre os séculos XVI e XX, os processos de constituição dos sistemas coloniais e de descolonização e as formas de abordagens didático-pedagógicas.

 


Aspectos práticos para a integralização curricular

Ao longo de sua duração o currículo original, definido no PPC 2007, passou por algumas alterações de forma a manter os conteúdos e as referências bibliográfica atualizadas. Assim, no final da grade curricular tem-se as seguintes orientações:

Disciplinas Optativas – o aluno para integralização curricular, deverá cursar 432h/a de disciplinas optativas, das quais, pelo menos 288h/a deve ser de disciplinas eletivas escolhidas no quadro de optativas do currículo e 144h/a pode ser de disciplinas de caráter geral (livre escolha), oferecidas pela UFSC, obedecidos os pré-requisitos.

De acordo com a Portaria nº066/preg/2008 de 27/03/2008, o aluno vinculado ao currículo 2007.1 do curso está dispensado do cumprimento da disciplina:

  •      MTM5161 – Cálculo A , que tenha cursado com aproveitamento a disciplina MTM5801 Cálculo I,
  •      MTM7174 Cálculo B para Computação, que tenha cursado com aproveitamento a disciplina MTM5802 Cálculo II,
  •      MTM5145 Álgebra Linear, que tenha cursado com aproveitamento a disciplina MTM5812 Álgebra I.

Os alunos que ingressaram a partir do primeiro semestre de 2019 (2019.1), inclusive, devem cumprir um mínimo de 3840 horas-aula (3200 horas definidas pelo CNE) para integralização curricular as quais são decompostas em 2898 horas-aula de disciplinas obrigatórias, 270 horas-aula correspondentes ao Trabalho de Conclusão de Curso e 672 horas-aula obtidas pela soma das cargas horárias de disciplinas optativas (com a carga mínima de 288 horas-aula e máxima limitada a 636 horas-aula), de disciplinas extracurriculares (com carga horária máxima limitada a 348 horas-aula) e de atividades complementares (com carga horária mínima de 36 horas-aula e máxima limitada a 384 horas-aula).

Portaria nº 076/PROGRAD/2022. Art.6º – Para efeito de integralização do Currículo 2007.1 do Curso de Graduação em Ciências da Computação 208), os alunos que ingressaram até o segundo semestre de 2018 (2018.2), inclusive, devem cumprir um mínimo de 3600 horas-aula (3000 horas definidas pelo CNE) para integralização curricular as quais são decompostas em 2898 horas-aula de disciplinas obrigatórias, 270 horas-aula correspondentes ao trabalho de Conclusão de Curso e 432 horas-aula obtidas pela soma das cargas horárias de disciplinas optativas ( com carga horária mínima de 288 horas-aula e máxima limitada a 432 horas aula) e de disciplinas extracurriculares ( com carga horária máxima limitada a 144 horas-aula).

Portaria nº 076/PROGRAD/2022. Art.3º – “Dispensar de cursar a disciplina MTM3131 – Equações Diferenciais Ordinárias, os estudantes vinculados ao currículo 2007.1 que cursaram com aprovação as disciplinas MTM5512 ou MTM3111 ou MTM5802 até o semestre 2022.1, inclusive”. Portaria nº 056/PROGRAD/2023.


     Ações Futuras

O Colegiado do Curso e o Núcleo Estruturante (NDE) do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação têm-se se empenhado junto aos departamentos de ensino que fornecem disciplinas para o Curso para a definição e tramitação de um novo currículo. A proposta encontra-se em fase avançada de análise e ajustes. O objetivo é a atualização dos conteúdos e adequação às demandas  definidas pela Legislação Federal.

 

 

 

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