Vagas e Formas de Ingresso

Vagas Ofertadas

O curso de Ciências da Computação oferece um total de 100 vagas por ano (50 vagas para ingresso no primeiro semestre e 50 vagas para ingresso segundo semestre). Como a duração do curso é de 8 semestres, o curso possui 400 vagas no total.

Formas de Ingresso

As formas possíveis de ingresso no curso são: vestibular, SISU/MEC, transferência e retorno.

Vestibular

O Curso de Ciências da Computação utiliza o processo de vestibular para preencher 70% das vagas oferecidas, ou seja, 70 vagas anuais. O Processo Seletivo acontece todo ano e é organizado pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). As inscrições são abertas, geralmente, nos meses de setembro e outubro e a prova aplicada em dezembro. Os pontos de corte e os pesos das diferentes provas do vestibular são específicas para cada curso, o que objetiva valorizar as habilidades do candidato nas disciplinas que fornecem a base de conhecimento para o curso e estabelecer um nível razoável de conhecimento em cada área, considerando o necessário para que o aluno seja capaz de acompanhar as disciplinas que compõem a grade curricular do curso.

No caso do Curso de Ciências da Computação, os pontos de corte e pesos de cada prova são apresentados na tabela abaixo, sendo que destacamos peso 3 para Matemática e peso 3 para as questões discursivas. Esses pesos são justificados pois as habilidades do candidato que fornecem a base de conhecimento para o curso passam necessariamente por conhecimento consolidado de matemática e raciocínio lógico, mas passam obrigatoriamente também pela interpretação textual e análise crítica de diferentes campos do conhecimento, além da habilidade de organização do raciocínio e de produção textual condizente com tal interpretação, análise crítica e organização de raciocínio. Para mais informações, acesse o site da COPERVE/UFSC.

SiSU

A Universidade oferece parte das vagas pelo Sistema Único de Seleção (SiSU). O Curso de Ciências da Computação preenche 30 vagas anuais através do SISU.

Transferências e Retornos

Todo o semestre o Departamento de Administração Escolar (DAE/UFSC) publica, em data prevista no Calendário Acadêmico, um Edital de Vagas para transferências e retornos, informando quantas vagas existem em cada curso para transferência interna (para alunos de outros cursos da UFSC), transferência externa (para alunos de outras instituições de ensino superior) e retorno (para ex-alunos da UFSC). A existência dessas vagas depende da quantidade de alunos regulamente matriculados no curso. Atualmente não há garantia ou mesmo previsão para existência de vagas de transferência e retornos ao curso de graduação em ciências da computação.

Avançar >>

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com